sexta-feira, 16 de abril de 2010

Coração Carioca

Muito ouvi e li nessas suas semanas, pós-caos do Rio. Nada escrevi. Acho que estava esperando a emoção e tristeza passar. Tenho ouvido muitas críticas sobre o Rio. Essas, vindas de todos os estados e regiões do país.
Apenas calei. Outro dia, conversando com meu caro amigo Gabriel Araújo, com quem eu costumo dividir meus pensamentos sobre a vida, ouvi do mesmo "Carioca tem orgulho de ser carioca, pelo simples fato de ser carioca" disse ele, cheio de orgulho por preencher nas fichas de cadastramento: Natural do Rio de Janeiro.
Assim desenvolvo aqui o que penso sobre nós, simples cariocas. Não, não somos simples. Somos completamente apaixonados por nossa cidade. Temos orgulho de termos nascido na mesma cidade de Cartola e Tom Jobim. Temos o Maraca, o Corcovado e o samba no pé.
Temos orgulho de andar de havaianas e sim, temos orgulho de nossos morros e favelas. Não é vergonha nenhuma te-las entranhadas no meio da cidade. Afinal, é de lá que sai a força bruta de trabalho que faz a cidade pulsar. É de lá que sai o samba e o funk, que levam o Rio para o mundo. E nos doemos quando ouvimos brasileiros, de outros estados, falarem delas de maneira que se entenda que lá só se fabrica bandidos. Temos muito orgulho de andar misturados pela cidade, o rico e o pobre. E não estamos preocuados com a Copa e nem com as Olimpíadas. Já que como bons cariocas pensamos: quando chegar a gente vê no que vai dar. Carioca não trabalha, não morre e não sofre por antecipação.
Somos uma deliciosa mistura de um país que é sim a cara da alegria. Somos o retrato de um país lindo e somos sim o cartão postal do país para o mundo. Somos um coração cheio de esperança que, com toda tranquilidade, acredita que tudo vai melhorar.
Ser carioca é zoar o gringo e ir a praia todos os finais de semana. O coração do carioca bate no segundo tempo, da última rodada do Campeonato Brasileiro. O coração do carioca bate no ritimo dos surdos de suas escolas de samba. O coração do carioca bate sorrindo. O coração do carioca bate no céu da boca.
Carioca simplismente sorri. Sorri quando vê um moleque magrinho soltando pipa, na laje do morro. Quando vê o sol cair atrás da comunidade Vidigal. Sorri pra vida.
Por isso, o mundo sorri pro carioca. Por tudo isso, que para o resto do país pode parecer pouco, temos orgulho de sermos cariocas e não nos abatemos com o caos que assola a cidade. Afinal, nosso pôr do sol vai estar lá, para nos lembrar onde nascemos e onde vivemos.